Panceta: conheça este corte que está na moda

A carne de porco já foi considerada vilã por parecer gordurosa, mas nutricionistas já desmistificaram este argumento. Em maio de 2019 o portal Terra publicou uma matéria explorando seus benefícios. Ela é uma das principais fontes da vitamina B1, que participa do metabolismo, melhora o apetite e o funcionamento do sistema nervoso. E também possui aminoácidos que o nosso corpo não produz, ajudando o organismo na manutenção do sistema imunológico.

Desde o ano passado, 2019, a panceta está mais presente na alta gastronomia devido a sua versatilidade. Suas inúmeras formas de preparo e pouco uso de temperos agrada até os consumidores mais rigorosos. Muitos acreditam que ela possui o mesmo gosto do bacon, mas será que é tudo igual?

De acordo com o Blog da Carne, mesmo ambas vindo da barriga do porco, a principal diferença é o processo de defumação que só está presente no bacon. A panceta só passa pelo procedimento de cura e é incrementada com especiarias. Considerada uma das estrelas da culinária italiana, geralmente o corte é enrolado e maturado por alguns meses.

Que tal inovar no próximo evento? Para esta receita, do Canal Churrasqueadas, você precisará de 1col de sopa de shoyu, 1 limão, gengibre, 5 dentes de alho, alecrim, coentro, pimenta do reino e sal. Pegue uma peça de 1kg de panceta e corte em quadrados sem deixar vazar na gordura, soque os temperos até misturar bem. Espalhe na carne e deixe na churrasqueira por 20min com o couro para cima e sal grosso, passado o tempo, vire, tire o sal e deixe mais 20min para pururucar. Está pronto e saboroso!

Está fazendo a lista de compras de carne para o seu próximo churrasco? Invista na panceta! Mais que boa, ela vai tirar a atenção daquela linguiça de sempre e você inovará na cozinha com este corte multifuncional. No açougue, prefira cortes com uma camada de gordura, essa diferença dará mais sabor e suculência para os seus pratos, independente do preparo.

Experimente!